quinta-feira, 23 de julho de 2009

Windows 7


Saiu o Pre-beta. Veja o novo visual!

Você pensou que a moda de dar nomes chiques para softwares tinha vindo para ficar? Pense novamente, pois a Microsoft finalmente acabou com o mistério e anunciou o lançamento de seu próximo sistema operacional. O novo Windows não terá um nome, como se havia pensado — e como tinham seus antecessores, o Vista, o XP e o Millenium.
Como informa Mike Nash, no blog oficial da equipe de desenvolvimento do Windows Vista, desde o início do projeto de desenvolvimento, eles vinham se referindo à nova versão utilizando o codinome “Windows 7”. Muito se discutiu sobre qual seria o real nome do novo sistema. Vienna e Blackcomb foram dois dos cogitados e em 13 de outubro veio a notícia oficial: o próximo sistema operacional da empresa de Bill Gates se chamará Windows 7.
Ainda segundo Mike Nash, a decisão de usar o nome “Windows 7” é pela simplicidade. Desde versões mais antigas a Microsoft tomou vários caminhos diferentes ao dar nome para seus sistemas. Foram usados números de versões, como o Windows 3.11; datas, como o Windows 98; ou mesmo nomes carregados de significado, como XP (acrônimo de “Experience”) e Vista.


Como a empresa não lança novas versões do Windows todos os anos, usar datas como nome do sistema não fazia sentido. Criar mais um nome chique, não iria condizer com o objetivo a que se quer chegar com a nova versão, que é manter algumas idéias do Windows Vista, mas evoluindo-o para uma nova geração, investindo em tecnologia de plataforma. Resumindo: a Microsoft optou pela simplicidade e esta é a sétima versão do Windows. Logo, “Windows 7” faz muito sentido.


Ainda não há posição oficial da MS sobre a data de lançamento, mas há palpites de que a previsão é de que em 2009 o Windows 7 esteja nas lojas, assim como outros dizem que somente seremos brindados com a nova versão em 2011. O próprio Bill Gates afirmou em uma conferência que o próximo Windows deveria ser lançado “em algum momento do ano que vem”. O “diz-que-me-diz” do nome do sistema já acabou, agora o jeito é aguardar notícias e acompanhar os sites oficiais (como o blog oficial da equipe de desenvolvimento).
Prepare o babador
Devido às várias inovações — tanto visíveis quanto invisíveis — que sempre são incorporadas assim que um novo sistema da Microsoft é anunciado, os fãs já começam a salivar, esperando que seja lançada uma versão beta, para que todos possam sentir o gostinho de como será o novo Windows. Por enquanto será necessário esperar, já que a Microsoft liberará um pré-beta dentro de algumas semanas, mas somente para desenvolvedores. O objetivo é detectar falhas e sugerir melhorias. Mas quem não agüenta esperar pode procurar pelos vários vídeos e fotos já presentes na internet.
Menu Iniciar

Mudanças
Quem mudou do Windows XP para o Vista teve algumas surpresas, pois alguns aspectos foram mudados drasticamente, como por exemplo a forma como as pastas de usuários são tratadas. Aparentemente, quem já está acostumado com o Vista, não terá muitos problemas para usar o Windows 7, já que partes dele foram simplificadas e outras foram mantidas idênticas ao Vista. Lembrando que estas são suposições feitas com as informações divulgadas até agora.
A hegemonia da Microsoft
É simplesmente indiscutível que o império de Bill Gates domina completamente o mercado de sistemas operacionais para usuários finais. As estatísticas provam que uma parcela muito reduzida dos usuários não utiliza o sistema. Grande parte deste sucesso se dá devido à facilidade de uso, que é proposta da Microsoft desde as primeiras versões do seu sistema operacional.

0 comentários: